Tuesday, June 26, 2007

Por que IDO?

Ido é basicamente uma língua planificada criada no princípio do século XX com a idéia de solucionar o problema da comunicação internacional. Mas expliquemos melhor do que é isso do problema da comunicação internacional: se eu quero entender-me com um francês terei que estudar francês, se quero entender-me com um alemão terei que estudar igualmente o seu idioma e assim sucessivamente, de tal maneira que se quisesse entender-me com todos os cidadãos da União Européia, precisaria saber ao menos 20 linguas diferentes!

Uma primeira solução seria que todos estudássem um mesmo idioma, de forma a que além de nossa língua mãe soubéssemos só mais uma. Esta seria a língua auxiliar, a que nos ajudaria a entender-nos entre todos. Por diferentes razões optou-se que esta língua fosse o inglês, mas, quantos de nós levamos infinidade de anos a estudar este idioma e ainda somos incapazes de entender um filme em versão original ou de ler um jornal inglês?. Aprender bem inglês requer muito tempo e certa habilidade, não seria melhor que essa língua auxiliar fosse outra? Não seria melhor que essa língua auxiliar fosse muito mais fácil de aprender do que o inglês ou do que qualquer outra língua?. Bem, essa língua existe e é o Ido, é uma língua que surgiu da reforma do imperfeito Esperanto (outra língua planificada). O Ido foi desenvolvido por uma equipe de cientistas e linguistas durante vários anos e o resultado foi um idioma que é o mais prático que se tenha inventado até hoje.

Sem lugar a dúvidas, Ido é mais fácil de aprender do que qualquer língua nacional, e em menos de um mês de estudo se pode compreender a maior parte dos textos escritos em Ido. Comprove-o! Aprenda já Ido e conhecerá muita gente que compartilha este projeto!

No comments: